A participação do processo criativo do teatro na escola representa condições de ampliar a visão e o conhecimento o que contribuirá para realização da obra como um todo e para o reconhecimento individual do aluno na produção coletiva. Ao participar de um processo coletivo, mesmo não estando no palco como ator, o aluno reconhece sua obra: no cenário, na iluminação etc.
A importância do faz-de-conta para o desenvolvimento de modos culturais de
atuação por parte das pessoas tem sido demonstrada em numerosos estudos informados pelos saberes da psicologia e da pedagogia contemporâneas (Japiassu 2000 e 2003). Acredita-se que o faz-de-conta permita às crianças ampliarem o entendimento de situações e papéis culturais recorrendo a representações provisórias de eventos, papéis, personagens e coisas (Elkonin 1998, pp. 121-137).
Os seguintes aspectos pedagógicos:
As ações passam a ocorrer na esfera da imaginação, desenvolvendo essa
Fortalece-se a vontade e a consciência das crianças, porque:
2.1. O agir “como se” ajuda na constituição e diferenciação dos planos
da realidade e da imaginação.
2.2. O valor e o sentido das relações sociais e dos papéis culturalmente
enredados por elas podem ser mais bem compreendidos através do faz-de-conta.
2.3. Há avanços no entendimento da estrutura e do funcionamento dos
processos de comunicação cênica e, conseqüentemente, dos sistemas simbólicos das linguagens verbal (oral e escrita), não verbal (afetiva) e visual (volumes, formas e cores), entre outras.
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