quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

AS PERIPÉCIAS DE MISS FROR!!!

A personagem Miss Fror, é irreverente, iteragindo com seu público, faz se passar por muito culta e rica, mas, na verdade ela é uma grande piada!!! Esta foi uma maneira agradável de desejar aos alunos da E.M.João Baroni, as boas -vindas, um bom início de aula do ano de 2013.

TEATRALIZANDO AS AÇÕES!

O teatro no espaço escolar deve considerar a cultura dos adolescentes/jovens, propiciando informações que lhes deem melhores condições nas opções culturais e na interpretação dos fatos e das situações da realidade com a qual interagem. O jovem encontra no teatro um espaço de liberdade para se confrontar por meio do diálogo e da representação com questões éticas como justiça e solidariedade. (PCN- ARTE, 1998, p.89) É extremamente importante aos alunos à oportunidade de ampliar seus conhecimentos, apreciar e vivenciar o ensino da arte. A Pedagogia do Teatro é uma dessas oportunidades que a escola pode e deve oferecer á todos os seus educandos. É, portanto, uma disciplina com múltiplas possibilidades para os trabalhos educacionais.

TCC - "PEDAGOGIA DO TEATRO- PERSPECTIVAS DE APRENDIZAGENS, ATRAVÉS DAS ATIVIDADES TEATRAIS NA ESCOLA".

Este trabalho consta registros de algumas atividades teatrais executadas na Escola Municipal João Baroni a partir da implantação da Pedagogia do Teatro em 2008. Onde foi observado alguns resultados satisfatórios sobre o desenvolvimento educacional, contribuindo para uma melhora considerável na qualidade e aproveitamento dos alunos participantes deste projeto. Este trabalho propõe uma construção integradora de conhecimentos proposta por Ana Mae , subdividida em três eixos norteadores: produzir, apreciar e contextualizar, ou seja, a vivência de aprendizagem em toda sua plenitude. “da apreciação estética, passando pela contextualização da obra até a produção ou recriação de um resultado estético. É também regidos pelos PCNs( Parâmetros Curriculares Nacionais). Olga Reverbel, diz “que o teatro tem a função de divertir instruindo é uma verdade que ninguém pode contestar, pois seria negar-lhe a própria história.” (1979, p.3) Este trabalho teve como nota final SS, ou seja, a nota máxima devido ao seu contéudo e profundidade com que foram investigados. Trabalho de Conclusão do Curso de TEATRO, do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Orientadora: Profª.Mestre GISELLE RODRIGUES DE BRITO. Orientanda: Sueli Probio da Silva .